Prêmio VerCência 2017 na Sessão Especial no Museu do Amanhã
Origami: a Geometria da Vida (título original: The Origami Code)

Documentário escrito, dirigido e editado por François-Xavier Vives (França)


A produção executiva é de Antoine Bamas da produtora francesa La Compagnie des Taxi-Brousse (Veja aqui a ficha técnica completa do filme).

Traduzido e legendado por VerCiência como "Origami: a Geometria da Vida", o filme, com 52 minutos de duração (ver trailer abaixo), explora o universo da ancestral tradição japonesa das dobraduras de papel que está no centro de uma nova revolução matemática, científica e tecnológica.
O documentário Origami: A Geometria da Vida ("The Origami Code") foi apresentado com legendas em português, na Sessão Especial Verciência 2017 no Museu do Amanhã, no Rio, na tarde do domingo, 29 de outubro.

Após a apresentação do filme, foi feita a entrega do troféu Prêmio Homenagem Especial VerCiência 2017, na presença do Consul Geral do Japão, Eiji Takeya, e do Adido Audiovisual da Embaixada da França, Raphael Ceriez, que recebeu o troféu em nome do diretor do filme, François-Xavier Vives (foto abaixo).

François-Xavier Vives vive e trabalha em Paris. Ele se formou na Escola Nacional de Cinematografia «Louis Lumière» em 1991 e logo passou a se dedicar a fazer documentários para canais de televisão franceses seguindo seus temas favoritos: Música, Natureza e Ciência.

Desde 2003, ele também vem desenvolvendo projetos de ficção. Ele completou "Landes" seu primeiro longa-metragem para o cinema (intitulado "Under the Pines" em inglês). Na tela em 2013, o filme foi premiado no World Film Festival de Montreal.

Paralelamente, ele tem trabalhado com o canal de TV franco-alemão Arte em diferentes produções documentais como "Plant Secrets" ("Segredos das Plantas"), uma série (transmitida em 2010) que trata das interações entre as plantas e a sociedade contemporânea. Mais recentemente, François-Xavier dirigiu filmes científicos para a rede de TV pública francesa France 5.

Seu filme "The Origami Code" já ganhou vários prêmios: tais como o de melhor filme da European Academy of Science Film 2017 e Prêmio de Tecnologia e Inovação no Jackson Hole Festival nos EUA.
Após a premiação, houve um talkshow sobre matemática e a arte dos origamis, mediado pelo jornalista científico Sergio Brandão, curador internacional da Mostra Verciência. Os convidados foram o matemático escocês Graham Smith, professor do Instituto de Matemática da UFRJ, e o psicólogo e arteterapeuta carioca, Bruno Ferraz.

A Sessão Especial VerCiência 2017 no Museu do Amanhã contou com o apoio do Consulado Geral do Japão no Rio e terminou com uma oficina de origami conduzida pela Professora Miriam Nigri, coordenadora do Grupo Dobrando com Arte. Todos na plateia puderam aprender a fazer e levar um origami para casa.


Veja abaixo a gravação da Sessão Especial VerCiência 2017 no Museu do Amanhã.
PRA QUEM QUISER SABER MAIS SOBRE ORIGAMIS:

1) Sugestões do arteterapeuta Bruno Ferraz, participante do talkshow, sobre grupos de origamis no Rio de Janeiro:
E-mail: brunoferraz@gmail.com
GOZZ - Grupo Origami Zig Zag


MLO - Movimento Livre do Origami

Grupo DoBras Brasil

Grupo Origami Niterói
2) Sugestões do matemático Graham Smith, professor do Instituto de Matemática da UFRJ, participante do talkshow, sobre Matemática e Origamis:
Email de contato do Prof. Graham Smith: moriarty@im.ufrj.br

Livros sugeridos por ele:

Paper Folding for the Mathematics Class", de Donovan A. Johnson, do Institute of Education Sciences do Governo dos Estados Unidos :


Livro em PDF: Download full text

O mesmo livro, na Amazon:





.

VerCiência 2017 - 23ª Mostra Internacional de Ciência na TV - de 23 a 29 de outubro
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP