Mostra VerCiência 2021: renascer é preciso!
Em tempos de pós-pandemia, o Projeto VerCiência realiza a VerCiência 2021 – 27ª Mostra Internacional de Ciência na TV, trazendo uma programação especialmente selecionada com 40 produções brasileiras e estrangeiras, de 05 a 50 minutos, de divulgação e difusão da cultura científica e tecnológica.

A Mostra integra as atividades do projeto Circo da Ciência 2021 da ABCMC – Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, e tem o apoio do CNPq.

Assim como em 2020, a Mostra será realizada no formato virtual, com a programação informada no Catálogo VerCiência 2021, publicado nas mídias VerCiência, ABCMC e MCTI, com os links para o acesso direto do público geral e das instituições de divulgação científica, educacionais e culturais interessadas.

A programação está organizada em 03 Sessões temáticas, apresentadas em 03 lançamentos, de outubro a dezembro, com as pautas e datas descritas a seguir.

Série 1 – “Ciência, patrimônio da sociedade” (lançamento em 12 de outubro)
Pauta articulada com a temática da 18ª SNCT, “A transversalidade da CT&I para o planeta”; a interseção Ciência-Tecnologia-Inovações; Ciências biomédicas (telemedicina) / Ciências sociais (sistema produtivo, relações de trabalho) / Ciências humanas (relações humanas e bioética) / Ciências exatas e da natureza.

Série 2 – “Ciência na pandemia” (lançamento em 10 de novembro)

Protagonismo da ciência na busca das soluções para a crise sanitária e econômica instalada pela Covid-19; as principais linhas de pesquisa em andamento; as novas formas de inserção social da ciência; a formação de cientistas e pesquisadores para os tempos da pós-pandemia.

Série 3 - “Desenvolvimento Sustentável, desafio inadiável” (lançamento em 01 dezembro)

Pauta referenciada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e com
as temáticas tratadas pelos clipes do Concurso “Minuto da Sustentabilidade”, evento a ser também desenvolvido em outubro/novembro pela ABCMC em todo o país, com participação do público infanto-juvenil, jovem e adulto jovem.

A programação tem classificação indicativa de 14 anos, para a maioria dos títulos escolhidos.


Os programas poderão ser exibidos na íntegra ou por partes, inclusive articulados com atividades virtuais, como palestras, atividades interativas, debates, demonstrações, experimentos, oficinas – a inteiro critério da instituição usuária.


Informar, divulgar, difundir, circular, debater, disseminar a produção de ciência e tecnologia. Este será sempre nosso foco, agora ampliado por novos modos de Ver Ciência.


José Renato Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão

Curadores do Projeto VerCiência


.
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP