Bioeconomia no Ano 25 de VerCiência

A OCDE define Bioeconomia como “as atividades econômicas provenientes da inovação no campo das ciências biológicas, que culminam no desenvolvimento de produtos, processos e serviços mais sustentáveis, por meio da biotecnologia”.

O compromisso com a sustentabilidade dos ecossistemas, na utilização dos recursos naturais e das biotecnologias, faz com que a Bioeconomia seja o paradigma das projeções do desenvolvimento sustentável, expostos nos ODS e na Agenda 2030, propostas da ONU para a próximo década, aceitas e compartilhadas pelo Brasil. Por estas razões, a temática da SNCT 2019 está focada na diversidade e riqueza da nossa bioeconomia, como fatores preponderantes para o desenvolvimento sustentável.

Alinhada a essa pauta, a programação que preparamos para o Circuito VerCiência SNCT 2019 está estruturada em 15 blocos temáticos (os “Módulos”), agrupando 80 produções nacionais e estrangeiras, que expõem e debatem as grandes linhas de atuação da Bioeconomia, assentadas em quatro eixos: biomassa, biomas, biotecnologia e biodiversidade.

Demos precedência e espaço aos programas nacionais, por todas as razões: é urgente e inadiável tratar da retomada do desenvolvimento do país, enfatizando a indispensável contribuição da ciência, tecnologia e inovação neste processo. O Brasil quer e precisa se ver. Selecionamos produções que relatam as experiências e realidades as mais diversas: dos laboratórios de biodiesel aos experimentos nas escolas; das tecnologias agroindustriais à agricultura familiar; dos resíduos das grandes indústrias ao lixo seletivo de comunidades; das queimadas das florestas à exploração lúdica dos manguezais; das comidas produzidas por robôs às plantas alimentícias não-convencionais; dos transplantes de órgãos à apiterapia.

Em resumo, o que queremos com VerCiência 2019 é convidar nosso público para um encontro-debate animado, cuja pauta seria: “Bioeconomia: o que você deve conhecer, o que você pode fazer”.

Tem mais: ocorre que 2019 é o Ano 25 de realização da Mostra! Quem poderia imaginar, em 1994, que a internet, que apenas engatinhava, assumiria o papel de destaque que assumiu no cotidiano das pessoas? Naquele ano, em que realizamos a primeira Mostra VerCiência, a TV aberta reinava absoluta como o principal meio de comunicação de massas, de entretenimento e informação das multidões. Hoje, a TV tradicional vem repartindo cada vez mais esse papel com a internet e as redes sociais online. A chamada “convergência das mídias”, particularmente da TV com a internet, já é uma realidade. Apesar de termos nos mantido fiéis nestes 25 anos ao objetivo principal de “promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela TV”, nosso foco começa e tende a se dirigir, cada vez mais, da TV para a internet e as “mídias convergentes”, como o meio com o maior potencial de popularização do conhecimento científico e tecnológico.

As emissoras e produtoras participantes destas 25 Mostras, brasileiras e estrangeiras, formam uma lista longa, vista com respeito e afeto; da mesma forma, as instituições parceiras e anfitriãs, realizadoras das mostras locais, são inúmeras e marcantes na nossa trajetória. A todas, o mais sincero reconhecimento e gratidão, pela acolhida e apoio decisivos ao Projeto VerCiência.

É emblemático que tenhamos escolhido para a Homenagem Especial VerCiência 2019 o programa “Como Será?”, da TV Globo, que hoje engloba e atualiza a linha de um telejornalismo científico dinâmico e atraente, iniciada na emissora em 1984 com o “Globo Ciência”, de cuja criação e primeiros anos no ar tivemos o privilégio de participar; e o “Cazador de cérebros”, produção recente da RTVE espanhola, que também se destaca pela busca inquieta de um linguagem eficiente para despertar interesse e curiosidade do grande público pela ciência, tecnologia e inovação.Informar, difundir, divulgar, circular, debater, disseminar a produção de ciência e tecnologia. Este será sempre nosso foco, agora ampliado por novos modos de Ver Ciência.
 

José Renato Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão
Curadores do Projeto VerCiência



.
.
Realização: Mediatech Emprendimentos Educacionais / VideoCiência Produções
Todos os direitos reservados © 2010 - Site: SGP